Como lidar com os "caloteiros" ?!
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 by: Ovni TugaPois é, este é mesmo o assunto do dia-a-dia de muitos portugueses, e não só (infelizmente). Eu mesmo me vejo cercado com a situação, com um pequeno negócio que detenho e que até ao dia de hoje é o meu ganha pão.
Mas com estes caloteiros estou a ver que o meu ganha pão está a ser o deles, melhor dizendo, eles estão a começar a comer o meu precioso pão!
O que será que se pode fazer, para contrariar as situações de dívidas que hoje se vivem?
Primeiro ,vou esclarecer o significado á letra de "caloteiro":
é um individuo que é mau pagador, e que por sua intenção contrai dívidas para nunca mais as liquidar, que no final acabam por ser chamadas de "calotes".
O que pode fazer para tentar que o "caloteiro" liquide a dívida:
- Pode-se tentar conversar com o "caloteiro" de forma pacífica;
- tentar que este pague aos poucos ou em prestações fixas;
- intimidar o "caloteiro" , dizendo que vai divulgar a sua dívida á comunidade;
- tentar por um familiar que o "caloteiro" pague a dívida;
- criar um site ou blog com a lista de "caloteiros";
- passar-se da cabeça e tentar reaver o dinheiro á força;
- esperar pelo momento certo para abordar o "caloteiro" , isto é, tipo inicio de mês para ver se há dinheiro;
- dar-lhe uma "coça", de todas as vezes que este não lhe pague;
- dar-lhe um "tiro nos cornos", e arrumar de vez com a dívida e o "caloteiro";
Pode sempre reaver de algum indivíduo o calote, mas é uma pequena percentagem!
Por final só tenho a dizer, que a ultima forma é ficar lixado com o "calote", esquecer que o "caloteiro" lhe deve, e seguir com a sua vida em frente!
E você qual é a sua opinião? O que faria ou faz ,com os seus "calotes"?
Sinto-me com o bolso vazio!
Assine o feed deste blog ou receba todas as ovni-mensagens
por email. |
O mal é que o pessoal habituou-se a levar calote e calar. Como se tivesse vergonha de ter sido enganado!
Levar a situação na boa, pôr um advogado a tratar do assunto, e debitar tudo ao caloteiro. Um advogado competente consegue reaver a dívida e pagar-se a sí mesmo! Demora uns meses valentes... mas funciona.
A outra opção, que não exclui a primeira, é contractar um tipo de leste para ir fazer sombra ao caloteiro... do tipo, entram os dois no autocarro, supermercado, etc, e o tipo grita, "cuidado com o Caloteiro.
A mais eficáz, espalhar uma foto pela cidade, nas paragens, caixas do correio, etc...
Não garante o pagamento da dívida, mas será uma experiência interessante ser olhado com desdem por toda a gente...
Tambem são boas opções! Mas é sempre dificíl receber de quem não quer pagar!!!!
Chega a ser até engraçado, as situações descritas acima. Mas infelizmente na prática não é nada engraçado... Estou passando por situação de pessoas que enrolam na hora de pagar a dívida, e é muito triste. Estou pensando em buscar meios legais para penalizar a pessoa, mas não é fácil Vendedores de pequenos objetos são os que mais sofrem com estas situações, mas eu creio que deve haver algum meio de fazermos essas pessoas cumprirem com seus compromissos, pois há casos de verdadeiros ladrões, que se apossam de objetos com o verdadeiro desejo de não pagar e não podem ficar por isso mesmo...
olhe eu já tentei de tudo, menos o tiro nos cornos( Está claro!), estou a pensar divulgar no jornal de ovar ou no praça pública que Pedro farela burlão mentiroso deve dinheiro. Tem casa, mas que não é dele!Anda por aí a difamar a quem ele deve, merecia bem uma coça, mas ainda tinha que lhe pagar pró resto da vida dele uma pensão vitalícia,que isto é o que eu oiço que acontece,mas esse ladrão é que me devia pagar a conta do psiquiatra ,dos medicamentos e de estar a dar cabo da vida/casamento das pessoas.
É simples.... Eu também tenho uma empresa e estou a ver que os calotes estão a aumentar cada vez mais, e ainda por cima o IVA e tudo mais vai aumentar, fazendo com que cada vez haja mais calotes.
Eu vou tomar uma medida radical (ou não para os caloteiros)vou acabar com toda a forma de débito na minha empresa. Quem estiver insatisfeito, mando-os ir ao modelo ou ao aki ou outra superfície comercial e que fiquem lá a dever!!!!
Neste momento devem estar a pensar (falar é fácil mas aplicar é que é o caraças....)....
Pois digo: prefiro perder um caloteiro do que ficar com o calote.
Comecem por pensar como fazem as multinacionais....têm papeis a dizer o que se deve fazer e o que não se deve fazer no balcão, têm um sistema de fundo de maneio e fecho de caixa diário (o dinheiro fim do dia das vendas tem de estar todo na caixa.) caso o cliente não tenha dinheiro para pagar, a encomenda fica no estabelecimento até a cobrança, etc, etc, etc.....
Já comecei a dizer isso aos meus clientes e afirmo que cerca de 85% é a favor o resto é lógico que não, porque não lhes convém, mas eu trabalho é para mim e não para sustentar os vícios e férias dos outros.
COMERCIANTES, a melhor altura para fazerem isto é JÁ, porque os caloteiros com esta crise vão fazer mais estragos a nós.
Se alguém começar a comentar ou a mandar bocas façam o que eu faço, digo-lhes que vão ao Intermarché e que fiquem lá a dever, que eu pago a a conta por eles:)
Espalhem a palavra, quem não tem $$$$ não tem vícios.
Quem quiser ficar a dever que vá a outro lado, porque eu já estou farto.